sábado, 4 de dezembro de 2010

Neve!

Sábado passado vi neve pela primeira vez! Virei criança. Mesmo sendo gelado, dá vontade de pegar, fazer bolinhas, atirar, brincar... Fica tudo branquinho e lindo.
Na noite anterior veio um temporal com raios e trovões como não tinha visto em Dublin em mais de dois meses morando na cidade. Na manhã seguinte acordei cedinho porque teve passeio para Dalkey, uma cidade fundada pelos Vikings e usada por eles como porto, com o pessoal da Egali. Quando saí do prédio notei uma sujeira na calçada, uma coisa meio branca meio marrom (porque quando derrete um pouco a neve se mistura com a sujeira da calçada). Tava pensando que devia ter acontecido alguma coisa na rua, porque a Dame Street, onde tô morando, é bem movimentada mesmo de madrugada. Não pensei que já seria neve. O meu professor disse que só nevaria, talvez, lá no final de dezembro e se eu quisesse ver neve antes teria que viajar para outra cidade mais ao norte. Daí olhei um pouco mais pra frente e... neve! Gelo nas calçadas, nevou com certeza. E nisso já dei uma escorregada e tive meu primeiro semi-tombo. Ao longo da semana foram muitos outros, com direito a ficar com os braços balançando no ar para restabelecer o equilíbrio.
Fomos para Dalkey de Dart, apenas € 4,20 ida e volta (descobri só nesse dia que o ticket que se compra na ida vale também para a volta!). Lá tinha nevado ainda mais. Os telhados estavam branquinhos, como nos filmes. Neve em cima dos carros, no meio das ruas, por tudo.
Em Dalkey fizemos uma trilha em um parque e quando chegamos no topo tínhamos a visão do mar lá em baixo. Neve e mar ao mesmo tempo, que coisa mais legal! Pra mim mar é sinônimo de solaço, calorão de 40ºC. De repente eu tinha mar e neve ao mesmo tempo. E muito frio! De andar na neve, os pés ficam molhados e conforme o gelo derrete vai gelando. Mas o passeio foi muito legal!
Nevou durante todo o resto da semana. Só parou ontem. Chegamos a ter menos 6ºC com sensação térmica de menos 11ºC na quinta. Nem sempre os flocos, que descem planando lentamente, mas as vezes uma chuva congelada, em que cada pingo é um pedacinho de gelo e que eles chamam “sleet”.
Quinta foi a última aula. Meu professor levou violão, ensinou a gente a cantar uma canção de Natal da qual só lembro o refrão (Let it snow, let it snow, let it snow) e saímos de sala em sala com chapéus de papai-noel cantando e tocando para ganhar doces, porque tinha festa de despedida em cada turma. Por aqui é tradição passarem uns corais de Natal nas casas cantando para arrecadar donativos para caridade. Foi uma pagação de mico muito divertida. Até gosto do meu professor depois disso. Antes achava que ele tava sempre morrendo. Mas adoro pessoas que não tem medo de parecer ridículas e promovem esses momentos hilários.
Ainda não consegui emprego e o dinheiro tá escoando pelo ralo. Todo dia tem que comprar alguma coisa aqui pro apartamento. Se não conseguir emprego logo volto pro Brasil antes do planejado, o que é uma droga! Tô muito chateada com isso.
Encontramos esses bonecos de neve prontos no jardim de uma igreja em Dalkey

Com o Vagner, da Egali. Aqui parecemos da mesma altura, mas na verdade eu tenho 1,50m e ele quase 2m

Juliana, eu, Marcos e Vagner. No topo, com o mar ao fundo

Hora do lanche. Com o Marcos, que também é de Santa Maria

Com o Luis, meu colega venezuelano que convidei pra ir junto com a gente. A ideia era passar o dia falando em Inglês, mas o que aconteceu foi que no final da tarde o Luis já tinha aprendido várias palavras em Português. A nossa melhor foto juntos tá na câmera dele e ainda não me enviou...

Depois o Luis fez uma janta muuuuito boa pra gente. Frango com creme de cogumelos, arroz com manteiga e milho e salada

A minha sacada sábado à noite. Ao longo da semana esse muro ficou alto de neve. Eu não me canso de ficar olhando na janela

Domingo fez um dia perfeito, com neve e sol! Me muni de muita roupa, do meu espírito jornalístico e aprendi a fotografar com luvas, porque sem elas as pontas dos dedos doem


Voltei na Saint Patrick pra repetir os mesmos ângulos do domingo passado, só que agora com neve

video

4 comentários:

  1. ainda não conheço neve.. só da janela do avião :(

    ResponderExcluir
  2. Belas fotos, roubei várias \o/

    e aquela que tu ta na frente de uma igrejinha/castelo fui eu que tirei, ficou meiga x3

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Bonitas as fotos.
    Se tdo der certo teremos muito mais passeios.
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Amei as fotos!! Nossa aquela da tua sacada parece um quadro!! Neve deve ser mágico mesmo!!! e adorei tua animação com os micos, hehehe

    ResponderExcluir